Plano de Curso Biologia 1º Ano

ESCOLA ESTADUAL WANDA DAVID AGUIAR


NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: BIOLOGIA
SÉRIE: 1° ANO                     
PROFESSORES:
FRANCISCO FALCÃO

OBJETIVO

Definir os conceitos do cotidiano que os alunos trazem para a escola, os que começam a  aprender a aqueles úteis para  a compreensão do mundo. Fazendo assim despertar o espírito critico do estudante. 
ESTRATÉGIAS
Aulas expositivas utilizando, quando necessário e conveniente, observações e experiências.
Leituras de textos variados para que haja análise do texto e discussões no grupo.
Utilização de livros didáticos, porém de forma sistemática.
Desenvolver atividades de pesquisas individuais e/ou coletivas em fontes variadas, como: internet, enciclopédias, revistas e outras.
Vídeos relacionados aos temas explorados.
Exposição de alguns trabalhos à comunidade em geral (Mostra de trabalhos).
Uso dos computadores com o objetivo de desenvolver diversas habilidades como criatividade, leitura, raciocínio lógico e coordenação.
METODOLOGIA
Exposições dialogadas dos conteúdos;
Trabalhos individuais e/ ou em grupos;
Resolução de exercícios e problemas;
Leituras e interpretação de textos, figuras, legendas e tabelas;
Paradidáticos, livros e jornais;
Projeções de filmes;
Apresentações de PowerPoint;
Atividades práticas;
Atividades no laboratório de Informática;
Compartilhamento de informações na internet por meio de site e redes sociais.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
Ao propor atividades variadas, levamos em consideração que nem todos os alunos têm os mesmos interesses, nem aprendem da mesma maneira, o que deverá ser levado em conta na hora da avaliação.
Consideramos também que algumas atividades exploram mais os conhecimentos de natureza conceitual, outras, de natureza procedimental e outras de natureza atitudinal.
Por considerar que a avaliação deve ser um processo contínuo e que deve se valer de uma diversidade de instrumentos e situações, esta implicará:
 Continuidade qualitativa (interesse, participação, responsabilidade, educação e disciplina);
Quantitativa (testes, provas, relatórios, pesquisas e trabalhos: orais, escritos e manuais).
Análise das exposições em público de textos e outras produções.
Análise das atitudes e procedimentos do educando em relação aos colegas e funcionários da escola.
Análise das atividades individuais e coletivas por escrito e dos debates.
Aplicação de atividades extra classe.
Aplicação de provas escritas.
Avaliação de construção de textos.
Pontualidade na entrega e na organização dos trabalhos.
Recuperação Paralela 
Leitura, interpretação e exposição ao grupo de textos extras (jornais, de internet, revistas) que o educador selecionará ao educando.
Pesquisa extraclasse
Elaboração de questões sobre o tema estudado.
Avaliação escrita ou oral individual.
Seminários
Ficha mento
Resumos

Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas , avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalho de pesquisa.

Um comentário:

NÃO SAIA SEM FALAR COMIGO