ESCOLA ESTADUAL WANDA DAVID AGUIAR
NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO
MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS
DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: BIOLOGIA
SÉRIE: 1°
ANO
PROFESSORES:
FRANCISCO
FALCÃO
OBJETIVO
Definir
os conceitos do cotidiano que os alunos trazem para a escola, os que começam
a aprender a aqueles úteis para a compreensão do mundo. Fazendo
assim despertar o espírito critico do estudante.
ESTRATÉGIAS
Aulas
expositivas utilizando, quando necessário e conveniente, observações e
experiências.
Leituras de textos variados
para que haja análise do texto e discussões no grupo.
Utilização de livros
didáticos, porém de forma sistemática.
Desenvolver atividades de
pesquisas individuais e/ou coletivas em fontes variadas, como: internet,
enciclopédias, revistas e outras.
Vídeos relacionados aos
temas explorados.
Exposição de alguns
trabalhos à comunidade em geral (Mostra de trabalhos).
Uso dos computadores com o
objetivo de desenvolver diversas habilidades como criatividade, leitura,
raciocínio lógico e coordenação.
METODOLOGIA
Exposições dialogadas dos
conteúdos;
Trabalhos individuais e/ ou
em grupos;
Resolução de exercícios e
problemas;
Leituras e interpretação de
textos, figuras, legendas e tabelas;
Paradidáticos, livros e
jornais;
Projeções de filmes;
Apresentações de PowerPoint;
Atividades práticas;
Atividades no laboratório de
Informática;
Compartilhamento de informações
na internet por meio de site e redes sociais.
METODOLOGIA
DE AVALIAÇÃO
Ao propor atividades
variadas, levamos em consideração que nem todos os alunos têm os mesmos
interesses, nem aprendem da mesma maneira, o que deverá ser levado em conta na
hora da avaliação.
Consideramos também que
algumas atividades exploram mais os conhecimentos de natureza conceitual,
outras, de natureza procedimental e outras de natureza atitudinal.
Por considerar que a
avaliação deve ser um processo contínuo e que deve se valer de uma diversidade
de instrumentos e situações, esta implicará:
Continuidade qualitativa (interesse,
participação, responsabilidade, educação e disciplina);
Quantitativa (testes,
provas, relatórios, pesquisas e trabalhos: orais, escritos e manuais).
Análise das exposições em
público de textos e outras produções.
Análise das atitudes e
procedimentos do educando em relação aos colegas e funcionários da escola.
Análise das atividades
individuais e coletivas por escrito e dos debates.
Aplicação de atividades
extra classe.
Aplicação de provas
escritas.
Avaliação de construção de
textos.
Pontualidade na entrega e na
organização dos trabalhos.
Recuperação Paralela
Leitura, interpretação e
exposição ao grupo de textos extras (jornais, de internet, revistas) que o
educador selecionará ao educando.
Pesquisa extraclasse
Elaboração de questões sobre
o tema estudado.
Avaliação escrita ou oral
individual.
Seminários
Ficha
mento
Resumos
Todas as
atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de
aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas ,
avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações
diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas
atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas
pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalho de pesquisa.
Nao consigo baixar.
ResponderExcluir