PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS ENSINO FUNDAMENTAL 9º ANO



Olá pessoa, vou postar aqui o resumo dos planos de curso de Ciências do 9º pra quem tiver algum interesse já ir conhecendo sobre o que vamos falar e como vamos trabalhar nesse ano.



CONCEPÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS
A Ciência deve ser compreendida como construção humana decorrente da necessidade de o homem entender e interpretar o mundo e seus fenômenos.
Não existe neutralidade nas construções cientificas, nem tão pouco verdades absolutas. A ciências é dinâmica, e os modelos usados pelos cientistas para interpretar o mundo estão em constante reelabolação.
Assim, a história da ciência nos revela a historia da humanidade e nos mostra as diferentes concepções que o homem teve, e tem o mundo ao longo dos tempos.
Essas concepções influenciam as formas de interferência do ser humano no mundo e as relações que a humanidade tem estabelecido com a natureza ao longo de sua história.
No momento em que entramos no novo século, nossa historia se apresenta marcada pelas contradições. As desigualdades sociais, econômicas, culturais e tecnológicas que criamos como sociedade colocam-nos, hoje, diante de situações cada vez mais conflitantes e desafiadoras.
Vivemos mergulhados em paradoxos. Ao mesmo tempo em que avançadas técnicas agropecuárias possibilitam recordes na produção de alimentos, um grande numero de pessoas continua morrendo de fome. Enquanto os cientistas divulgam avanços da engenharia genética, as verminoses continuam fazendo vitimas. Conquistas espaciais são anunciadas e, ao mesmo tempo, anunciam-se mortes decorrentes da falta de saneamento básico. Continuamos desmatando, poluindo, depredando, e simultaneamente, promovendo movimentos ecológicos.
Com certeza, temos de rever nossas habilidades de lidar com a tecnologia, perceber melhor nosso papel como parte integrante da natureza e repensar nossa organização social e política. Só, assim, o planeta poderá recuperar o equilíbrio e garantir, com qualidade e dignidade, a preservação da biodiversidade e a conciliação entre vida e tecnologia.
Como fazer ciência não é uma atividade impessoal, isenta de valores, pretendemos um ensino de ciências que priorize, não a transmissão de informações, mas a formação de atitudes e valores que promovam a admiração e o respeito pela vida.

Fonte: PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – 5ª à 8ª SÉRIES: Ciências Naturais. Brasília, MEC/ Secretaria de Educação Fundamental, 1998, p.33.
Segundo Fracalanza (1986 pp. 26-27),

CONTEÚDOS ABORDADOS DURANTE O ANO LETIVO
Conteúdos Ciências 9º Ano
1.   Conceitos básicos de Física e Química
1.1.      Introdução da Física;
1.2.      Introdução da Química;
1.3.      Unidades de medida;
1.4.      Matéria;
1.5.      Propriedades da matéria;
1.6.      Transformações Químicas e Físicas;
1.7.      Estado Físico da matéria;
2.   Física
2.1.      Conceitos básicos de cinemática: referencial, móvel, repouso e movimento, trajetória e medidas de comprimento;
2.2.      Velocidade média e instantânea
2.3.      Movimento uniforme e variado
2.4.      Força: grandezas escalares e vetoriais, sistemas de forças;
2.5.      Leis de Newton;
2.6.      Leis de Gravitação Universal;
2.7.      Calor;
2.8.      Eletricidade;
2.9.      Magnetismo;
2.10.  Luz e Cor;
2.11.  Ondas;
3.   Química
3.1.      Átomo;
3.2.      Elementos químicos;
3.3.      Tabela Periódica;
3.4.      Substâncias e misturas;
3.5.      Separação de misturas;
3.6.      Ligações químicas: iônica e molecular;
3.7.      Reações químicas;
3.8.      Química nas indústrias;

ESTRATÉGIAS
Aulas expositivas utilizando, quando necessário e conveniente, observações e experiências.
Leituras de textos variados para que haja análise do texto e discussões no grupo.
Utilização de livros didáticos, porém de forma sistemática.
Desenvolver atividades de pesquisas individuais e/ou coletivas em fontes variadas, como: internet, enciclopédias, revistas e outras.
Vídeos relacionados aos temas explorados.
Exposição de alguns trabalhos à comunidade em geral (Mostra de trabalhos).
Uso dos computadores com o objetivo de desenvolver diversas habilidades como criatividade, leitura, raciocínio lógico e coordenação.
Metodologia
Exposições dialogadas dos conteúdos;
Trabalhos individuais e/ ou em grupos;
Resolução de exercícios e problemas;
Leituras e interpretação de textos, figuras, legendas e tabelas;
Paradidáticos, livros e jornais;
Projeções de filmes;
Apresentações de PowerPoint;
Atividades práticas;
Atividades no laboratório de Informática;
Histórias Relacionadas com o conteúdo.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
Ao propor atividades variadas, levamos em consideração que nem todos os alunos têm os mesmos interesses, nem aprendem da mesma maneira, o que deverá ser levado em conta na hora da avaliação.
Consideramos também que algumas atividades exploram mais os conhecimentos de natureza conceitual, outras, de natureza procedimental e outras de natureza atitudinal.
Por considerar que a avaliação deve ser um processo contínuo e que deve se valer de uma diversidade de instrumentos e situações, esta implicará:
 Continuidade qualitativa (interesse, participação, responsabilidade, educação e disciplina);
Quantitativa (testes, provas, relatórios, pesquisas e trabalhos: orais, escritos e manuais).
Análise das exposições em público de textos e outras produções.
Análise das atitudes e procedimentos do educando em relação aos colegas e funcionários da escola.
Análise das atividades individuais e coletivas por escrito e dos debates.
Aplicação de atividades extra classe.
Aplicação de provas escritas.
Avaliação de construção de textos.
Pontualidade na entrega e na organização dos trabalhos.
Recuperação Paralela 
Leitura, interpretação e exposição ao grupo de textos extras (jornais, de internet, revistas) que o educador selecionará ao educando.
Pesquisa extraclasse
Elaboração de questões sobre o tema estudado.
Avaliação escrita ou oral individual.

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