Olá pessoa, vou postar aqui o resumo dos planos de curso de Ciências do 9º pra quem tiver algum interesse já ir conhecendo sobre o que vamos falar e como vamos trabalhar nesse ano.
CONCEPÇÃO
DO ENSINO DE CIÊNCIAS
A Ciência deve ser compreendida como construção humana
decorrente da necessidade de o homem entender e interpretar o mundo e seus
fenômenos.
Não existe neutralidade nas construções cientificas, nem tão
pouco verdades absolutas. A ciências é dinâmica, e os modelos usados pelos
cientistas para interpretar o mundo estão em constante reelabolação.
Assim, a história da ciência nos revela a historia da
humanidade e nos mostra as diferentes concepções que o homem teve, e tem o mundo
ao longo dos tempos.
Essas concepções influenciam as formas de interferência do
ser humano no mundo e as relações que a humanidade tem estabelecido com a
natureza ao longo de sua história.
No momento em que entramos no novo século, nossa historia se
apresenta marcada pelas contradições. As desigualdades sociais, econômicas,
culturais e tecnológicas que criamos como sociedade colocam-nos, hoje, diante
de situações cada vez mais conflitantes e desafiadoras.
Vivemos mergulhados em paradoxos. Ao mesmo tempo em que
avançadas técnicas agropecuárias possibilitam recordes na produção de
alimentos, um grande numero de pessoas continua morrendo de fome. Enquanto os
cientistas divulgam avanços da engenharia genética, as verminoses continuam
fazendo vitimas. Conquistas espaciais são anunciadas e, ao mesmo tempo,
anunciam-se mortes decorrentes da falta de saneamento básico. Continuamos
desmatando, poluindo, depredando, e simultaneamente, promovendo movimentos
ecológicos.
Com certeza, temos de rever nossas habilidades de lidar com
a tecnologia, perceber melhor nosso papel como parte integrante da natureza e
repensar nossa organização social e política. Só, assim, o planeta poderá
recuperar o equilíbrio e garantir, com qualidade e dignidade, a preservação da
biodiversidade e a conciliação entre vida e tecnologia.
Como fazer ciência não é uma
atividade impessoal, isenta de valores, pretendemos um ensino de ciências que
priorize, não a transmissão de informações, mas a formação de atitudes e
valores que promovam a admiração e o respeito pela vida.
Fonte: PARÂMETROS CURRICULARES
NACIONAIS – 5ª à 8ª SÉRIES: Ciências Naturais. Brasília, MEC/ Secretaria de
Educação Fundamental, 1998, p.33.
Segundo Fracalanza (1986 pp. 26-27),
CONTEÚDOS
ABORDADOS DURANTE O ANO LETIVO
Conteúdos Ciências 9º Ano
1. Conceitos básicos de
Física e Química
1.1. Introdução
da Física;
1.2. Introdução
da Química;
1.3. Unidades
de medida;
1.4. Matéria;
1.5. Propriedades
da matéria;
1.6. Transformações
Químicas e Físicas;
1.7. Estado
Físico da matéria;
2. Física
2.1. Conceitos
básicos de cinemática: referencial, móvel, repouso e movimento, trajetória e
medidas de comprimento;
2.2. Velocidade
média e instantânea
2.3. Movimento
uniforme e variado
2.4. Força:
grandezas escalares e vetoriais, sistemas de forças;
2.5. Leis
de Newton;
2.6. Leis
de Gravitação Universal;
2.7. Calor;
2.8. Eletricidade;
2.9. Magnetismo;
2.10. Luz e Cor;
2.11. Ondas;
3. Química
3.1. Átomo;
3.2. Elementos
químicos;
3.3. Tabela
Periódica;
3.4. Substâncias
e misturas;
3.5. Separação
de misturas;
3.6. Ligações
químicas: iônica e molecular;
3.7. Reações
químicas;
3.8. Química
nas indústrias;
ESTRATÉGIAS
Aulas expositivas utilizando, quando
necessário e conveniente, observações e experiências.
Leituras de textos variados para que
haja análise do texto e discussões no grupo.
Utilização de livros didáticos,
porém de forma sistemática.
Desenvolver atividades de pesquisas individuais
e/ou coletivas em fontes variadas, como: internet, enciclopédias, revistas e
outras.
Vídeos relacionados aos temas
explorados.
Exposição de alguns trabalhos à
comunidade em geral (Mostra de trabalhos).
Uso dos computadores com o objetivo
de desenvolver diversas habilidades como criatividade, leitura, raciocínio
lógico e coordenação.
Metodologia
Exposições dialogadas dos conteúdos;
Trabalhos individuais e/ ou em
grupos;
Resolução de exercícios e problemas;
Leituras e interpretação de textos,
figuras, legendas e tabelas;
Paradidáticos, livros e jornais;
Projeções de filmes;
Apresentações de PowerPoint;
Atividades práticas;
Atividades no laboratório de
Informática;
Histórias Relacionadas com o
conteúdo.
METODOLOGIA
DE AVALIAÇÃO
Ao propor atividades variadas,
levamos em consideração que nem todos os alunos têm os mesmos interesses, nem
aprendem da mesma maneira, o que deverá ser levado em conta na hora da
avaliação.
Consideramos também que algumas
atividades exploram mais os conhecimentos de natureza conceitual, outras, de
natureza procedimental e outras de natureza atitudinal.
Por considerar que a avaliação deve
ser um processo contínuo e que deve se valer de uma diversidade de instrumentos
e situações, esta implicará:
Continuidade qualitativa (interesse,
participação, responsabilidade, educação e disciplina);
Quantitativa (testes, provas,
relatórios, pesquisas e trabalhos: orais, escritos e manuais).
Análise das exposições em público de
textos e outras produções.
Análise das atitudes e procedimentos
do educando em relação aos colegas e funcionários da escola.
Análise das atividades individuais e
coletivas por escrito e dos debates.
Aplicação de atividades extra
classe.
Aplicação de provas escritas.
Avaliação de construção de textos.
Pontualidade na entrega e na
organização dos trabalhos.
Recuperação Paralela
Leitura, interpretação e exposição
ao grupo de textos extras (jornais, de internet, revistas) que o educador
selecionará ao educando.
Pesquisa extraclasse
Elaboração de questões sobre o tema
estudado.
Avaliação escrita ou oral individual.
Avaliação comportamental extra-classe! Boa!
ResponderExcluirObg pelo material estava precisando veio em boa hora.Excelente!
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